quinta-feira, 21 de junho de 2012

Primeiro dia em Luxembourg



O país Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente. É uma democracia parlamentar representada por um Grão-Duque. É membro fundador da União Europeia e da ONU. Foi um dos primeiros países a adotar o euro. Tem três idiomas oficiais: luxemburguês, alemão e francês.

A cidade de Luxemburgo é a capital e está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO por sua importância histórica. Já foi designada duas vezes como Capital Europeia da Cultura e é uma das cidades mais ricas da Europa sendo sede de várias instituições e organismos da União Europeia. Tem uma população aproximada de 104 mil habitantes, sendo mais de 30% estrangeiros.

Depois de um pouco de história, vamos ao que interessa: a cidade de Luxemburgo.

Montamos o roteiro através de informações contidas em blogs. De todas as cidades que vamos passar essa é a que menos havia citações. Juntamos um pouquinho de cada e marcamos os pontos a serem vistos.
No plano inicial seriam duas noites, mas vimos que dois dias e apenas uma noite seria suficiente.

Após 13h de viagem chegamos em Luxemburgo, todas essas horas devido a conexão em Paris. Do aeroporto fomos até a Central Station de autobus 16 e de lá com autobus 9 até o Plateau Altmunster que era onde estava localizado o Hostel.  O transporte custou €1.50. Vou falar sobre isso em outro post pois o sistema é bom e merece destaque.

Após check-in pegamos um mapa na recepção e marcamos o que tínhamos nos proposto a ver no primeiro dia.
Nosso primeiro ponto turístico era Pont Adolphe, construída no início do século XX. Chegamos até ela de ônibus. Ela localiza-se entre Boulevard Royal e Av. Marie-Therese. Nos souveniers da cidade esta ponte é destaque. No final da ponte está o Musee de La Bank.

Pont Adolphe
Musse de La Bank
A Marie-Therese muda de nome, vira Boulevard F.D Roosevelt e nesta avenida avistamos o Valle de la Petrusse, a Pont Adolphe, Os Jardins de Petrusse. A Place de La Constituition também está nesta rua e neste local o Monument du Souvenir Gelle Fra, conhecido como a mulher dourada.
Valle de la Petrusse e Pont Adolphe
Jardins de Petrusse 
Monument du Souvenir Gelle Fra 
Vimos uma rua cheia de bandeiras do país e fomos até ela. Era a Philipe II. Repleta de lojas de grife. Seguindo ela chegamos a Place J Palach e Place d'Armes onde ficam os restaurantes e um palco para shows. Andamos por toda praça procurando algo pra comer. Escolhemos a Pizza Hut, sabor igual ao do Brasil.
Rua Philipe II

Place d'Armes

Place d'Armes

Recarregados voltamos a caminhar. Achamos a Rue du Cure que também tem grifes, a Place Guillaume (prefeitura, shows, teatro de rua). Estavam desmanchando um palco, não conseguimos tirar foto.
Um pouco mais a frente estava o Palais-Ducal e do lado Chambre dês Deputades.

Palais-Ducal

Chambre dês Deputades

Nessa altura do campeonato eu já estava cansada e com sono. Mas ainda era cedo.
Num desafio Renato me propôs descer umas escadas para ver o que tinha além de nossos olhos e depois voltaríamos pro Hostel. Topei! Essas escadas davam no Chemin de la Corniche, ponto alto da cidade. Deste ponto é possível ver a cidade baixa. A parte mais antiga e medieval. Fizemos todo o caminho a pé, chegamos nas Casemates du Bock e no final, para nossa surpresa, estava o Hostel.

Chemin de la Corniche

Chemin de la Corniche

A cidade baixa vista do Chemin de la Corniche
Casemates du Bock

Foi aí que concluímos que a cidade não é grande. Todos os pontos turísticos podem ser feitos a pé. 

Fiquei surpresa com tudo que vi. Imaginava tudo bem diferente. Uma cidade inteira medieval e um povo mais antigo.

O que vimos foi a junção do novo com o medieval. Construções modernas e preservação do antigo. Pessoas bem vestidas, educadas, uma mistura de línguas: português, francês, alemão. Nem sei se alguém fala o luxemburguês.

Praças limpas, nada de sujeira nas ruas. Cidade silenciosa, carros andando devagar e respeitando o pedestre na faixa de segurança.

Tudo encantador! Gostei de não ter desistido de conhecê-la.

Como já escrevi bastante, farei um outro post sobre o 2° dia.

Até breve.








Nenhum comentário:

Postar um comentário